O Brasil teve apenas um pesquisador selecionado para o Google Academic Research Awards 2024, um programa do Google que financia pesquisas em tecnologia e computação com impacto positivo na sociedade nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Rafael Ferreira Melo, pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) ligado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/Ufal), foi o escolhido para aprimorar uma ferramenta que combina inteligência artificial e correção de redações para a educação básica.
A seleção contou com 95 pesquisadores de diversos países, principalmente dos Estados Unidos e Europa. Rafael, representante brasileiro, é natural de Alagoas, formado pela Ufal e professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Cesar School. O resultado foi divulgado pelo Google após uma análise minuciosa realizada por equipes de engenheiros e pesquisadores da empresa. Além de Rafael, apenas outros dois pesquisadores da América Latina tiveram seus projetos financiados: Jesús Siqueiros e Carlos Hernández, da Universidade Nacional Autônoma do México, que trabalharão em uma pesquisa sobre IA e sustentabilidade.
Rafael foi selecionado na categoria de pesquisas sobre IA para tornar a educação mais equitativa, acessível e eficaz. O título em inglês de sua pesquisa é “Usando LLM e AIED Unplugged para apoiar o Programa de Ensino no Nível Correto no Brasil”. O pesquisador expressou sua felicidade com a aprovação, ressaltando a concorrência e o alto nível dos cientistas envolvidos no processo de seleção.
Com o financiamento recebido, Rafael pretende avançar em sua pesquisa utilizando modelos de linguagem mais recentes para melhorar a ferramenta de correção de redações desenvolvida pelo Nees, a APA. Ele planeja incorporar modelos de IA generativa, como o Gemini do Google, para aprimorar o algoritmo de correção dos textos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de educação no Brasil.
O projeto de Rafael também explora o conceito de “AIED Unplugged”, uma metodologia inovadora desenvolvida pelo Nees para integrar tecnologias de IA em ambientes educacionais sem exigir grandes modificações de infraestrutura, acesso à internet ou habilidades digitais avançadas.
O APA, projeto desenvolvido pelo Nees, é o Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem, um aplicativo que usa IA para melhorar as habilidades de escrita dos alunos do ensino fundamental. Por meio dessa ferramenta, os textos dos alunos são digitalizados e avaliados individualmente, proporcionando feedback personalizado aos professores. O projeto piloto do APA já foi aplicado em mais de oito mil escolas públicas de ensino fundamental no Brasil, beneficiando cerca de 160 mil estudantes.
Com informações e fotos da UFAL