A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e o Gabinete da Reitoria (GR) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgaram uma Instrução Normativa Conjunta para orientar sobre o expediente no dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas. De acordo com a norma, após às 14h, as atividades laborais administrativas e acadêmicas devem ser realizadas preferencialmente de forma remota, nos órgãos de apoio, unidades acadêmicas e campi fora de sede.
O reitor Josealdo Tonholo e o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington da Silva Pereira, assinaram a medida com o objetivo de adequar o funcionamento da universidade aos decretos federais, estaduais e municipais que regulamentam os feriados e pontos facultativos. A Quarta-Feira de Cinzas é considerada ponto facultativo até as 14h, conforme a Portaria MGI nº 9.783, de 27 de dezembro de 2024.
A instrução também determina que as chefias imediatas e direções devem garantir a manutenção dos serviços essenciais que não podem ser realizados remotamente, além de acompanhar as atividades desenvolvidas durante esse período. É ressaltado que as orientações não se aplicam a servidores e empregados públicos que atuam em áreas essenciais, como segurança e saúde, incluindo o Hospital Universitário (HU).
Assim, a Universidade Federal de Alagoas busca assegurar o cumprimento das normas vigentes, garantindo a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas de forma segura e eficiente durante o período de feriado da Quarta-Feira de Cinzas. A priorização do trabalho remoto visa a proteção e o bem-estar de todos os envolvidos na comunidade acadêmica da Ufal.
Com informações e fotos da UFAL