No dia 21 de agosto, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), sediará a segunda edição do workshop sobre pesquisa clínica. O evento contará com palestras que abordarão a experiência da rede de pesquisa clínica da Fiocruz e as perspectivas da Lei 14.874/2023, que regulamenta as pesquisas clínicas com seres humanos no Brasil, estabelecendo diretrizes e normas para garantir a ética e a segurança dos participantes, além de criar o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e os comitês de ética em pesquisa.
A iniciativa tem como objetivo promover a discussão com a comunidade hospitalar e universitária, especialmente considerando que a pesquisa clínica é uma novidade no HU, sendo desenvolvida no recentemente inaugurado Centro de Pesquisa Clínica. Segundo Mário Jucá, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU, é fundamental destacar que a pesquisa clínica não se resume a estudos realizados com pacientes, mas sim a uma avaliação dos efeitos de substâncias ou medicamentos em tratamentos para diversas doenças.
Para enriquecer o workshop, serão convidadas duas profissionais que compartilharão suas experiências e servirão de exemplo para a melhoria contínua da qualidade dos serviços e o desenvolvimento de novos produtos, medicamentos e substâncias. Além disso, busca-se estabelecer parcerias com a Fiocruz para a realização de ensaios clínicos, a fim de potencializar o funcionamento do Centro de Pesquisa Clínica do hospital.
As vagas para o evento são limitadas e os interessados devem se inscrever até a data do workshop, por meio do link disponibilizado. O workshop sobre pesquisa clínica é promovido pelo Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa do HU. A iniciativa visa fomentar a discussão e o avanço da pesquisa clínica, contribuindo para o desenvolvimento da área e aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos.
Com informações e fotos da UFAL