logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Rio Grande do Sul faz campanha para doação de livros e material escolar aos estudantes

COMPARTILHE

O governo do Rio Grande do Sul iniciou uma campanha denominada Mochila Cheia, com o intuito de arrecadar doações de livros e material escolar para crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas intensas enchentes que ocorreram no final de abril e em parte do mês de maio. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabeleceu como meta montar cerca de 100 mil kits escolares completos para auxiliar os estudantes a retornarem às aulas em condições adequadas.

A campanha tem como objetivo arrecadar diversos itens, tais como mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, estojo, lápis, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes. A Seduc será responsável por selecionar e organizar as doações de forma a constituir cada kit de acordo com a idade e a série escolar de cada beneficiário.

Além dos materiais comuns, está prevista a recomposição do acervo mínimo de 138 bibliotecas escolares danificadas pelas enchentes. Serão necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado, com o intuito de doar cinco exemplares por aluno e alcançar um total de 245.090 livros doados. Por esse motivo, a campanha Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil.

O ponto de coleta inicial da campanha está localizado em Porto Alegre, no endereço da Escola Estadual Maria Thereza da Silveira. No interior, as doações serão gerenciadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que determinarão os locais de recebimento dos itens.

No Rio Grande do Sul, mais de 741,8 mil estudantes estão matriculados em 2.338 escolas públicas estaduais em 2024. A maioria das unidades escolares já retomou as atividades, mas 1.086 escolas foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios, sofrendo danos estruturais ou servindo como abrigo temporário para famílias desalojadas.

Com informações da EBC
Fotos:

© adonyig/Pixabay

0

LIKE NA MATÉRIA