logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Revista Cosmorama: investigando a relação das águas com a identidade de Alagoas.

COMPARTILHE

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentou neste mês de setembro a primeira edição da revista Cosmorama, uma publicação digital inovadora que surge como fruto de um projeto de extensão ligado ao curso e com a chancela da Editora da Universidade (Edufal).

Ao longo de mais de 60 páginas, a revista aborda a relação das águas com a geografia e a história de Alagoas, destacando a importância desse elemento na construção da identidade do estado. Parte do conteúdo da revista foi gerada durante as atividades da disciplina Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo, ministrada pela professora Janayna Ávila, coordenadora do projeto e editora da revista.

A edição inaugural conta com 42 imagens produzidas por 27 fotógrafos, os quais exploraram o mesmo tema, capturando cenas em diversos bairros de Maceió e em cinco cidades alagoanas distintas: Arapiraca, Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Penedo e São Miguel do Campos. A parte gráfica e a diagramação da Cosmorama foram assinadas por Maria Clara Gomes e Yasmin Henrique.

A proposta da revista, que terá periodicidade semestral, é promover debates sobre a fotografia como expressão artística, não só por meio de ensaios visuais, mas também por meio de textos e entrevistas, embora a primeira edição seja composta exclusivamente por imagens.

O nome Cosmorama remonta a um dispositivo óptico surgido entre os séculos 17 e 18, utilizado para visualizar imagens pintadas, que consistia em uma caixa de madeira com orifícios e lentes estáticas, por meio dos quais era possível contemplar paisagens, cenas do cotidiano e da natureza. A existência desse objeto e de outros similares, que eram lançados como atrações públicas, evidencia não apenas a necessidade de estimular a imaginação, mas também a relevância social da imagem em uma época em que a fotografia ainda não existia.

“Atualmente, as imagens exercem diferentes impactos em nosso cotidiano, ocupando nossas mentes de maneira incessante. É crucial que, por meio de uma publicação oriunda da Ufal, essa prolífica produção seja analisada e discutida. A revista se apresenta como um espaço para registrar essa produção contemporânea de imagens, mas também como um ambiente para refletir sobre a relevância intemporal da fotografia”, declara a professora Janayna Ávila.

Para ter acesso à Revista Cosmorama, basta visitar o site da Edufal e fazer o download gratuitamente. Também é possível acompanhar as novidades e notícias sobre a revista por meio do Instagram @revistacosmorama. Em caso de dúvidas ou contato, é possível enviar um email para revista.cosmorama@gmail.com.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade