A 3ª edição da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) em Arapiraca traz como destaque o projeto Ufal Arapiraca de Portas Abertas, que aborda os biomas do Agreste Alagoano e as conexões de saberes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O objetivo principal é promover atividades em Arapiraca e cidades vizinhas, antes, durante e depois da SNCT, com foco na disseminação do conhecimento científico proveniente da biodiversidade, saberes tradicionais, potencialidades inovadoras e tecnológicas dos biomas Mata Atlântica e Caatinga.
Durante a edição de 2024 da SNCT, que ocorrerá de 16 a 22 de outubro, está prevista a visita de aproximadamente 60 escolas municipais, estaduais e particulares no Campus Arapiraca, provenientes de 20 municípios alagoanos. Cerca de 2500 estudantes da educação básica terão a oportunidade de participar das atividades propostas.
Haverá dois tipos de atividades: exposições de Ciência, Tecnologia e Inovação e o projeto Portas Abertas. As exposições terão como objetivo oferecer aos visitantes a chance de explorar objetos, materiais e experimentos relacionados aos biomas alagoanos, de forma lúdica e interativa. O projeto prevê a realização dessas exposições também nas escolas a médio e longo prazo.
Já o projeto Portas Abertas permite que estudantes e professores da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como o público em geral, tenham acesso à universidade para participar de palestras, oficinas, minicursos, visitar laboratórios e outros espaços, proporcionando um sentimento de pertencimento e reconhecimento do ambiente acadêmico.
A programação inclui diversas áreas do conhecimento, como Educação, Letras, Arte e Cultura, Administração Pública, Química, Física, Matemática, entre outras. O projeto Ufal Arapiraca de Portas Abertas é coordenado por professores e foi aprovado na chamada 08/2024 do CNPq para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Para mais detalhes sobre a programação da Sinpete, acesse o link disponibilizado.
Com informações e fotos da UFAL