A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está dando início a uma série de ações focadas na segurança digital através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), como parte do projeto Segurança no Elemento Humano. Essa iniciativa está inserida em um esforço nacional para garantir um ambiente digital mais seguro e confiável nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), alertando sobre os perigos da desinformação e da propagação de boatos.
Nos próximos dias, a Ufal se unirá a outras Ifes do Brasil para abordar o tema de forma didática e acessível, visando fornecer informações essenciais para que estudantes, servidores e a comunidade em geral consigam identificar, verificar e evitar a disseminação de notícias falsas.
O objetivo do Projeto Segurança no Elemento Humano é educar e conscientizar sobre boas práticas na internet, promovendo o pensamento crítico e o consumo responsável de informações. Segundo o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, é fundamental o engajamento de todos no projeto para construir um ambiente digital mais seguro. As ações serão direcionadas tanto para a comunidade universitária, através dos canais de comunicação institucionais em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, quanto para a comunidade externa, por meio do site e dos perfis nas redes sociais da universidade.
Os temas que serão abordados ao longo da campanha em fevereiro incluem a definição de boatos, características e sinais para identificar informações duvidosas, dicas para verificar a veracidade das informações e evitar o compartilhamento de conteúdos enganosos, os impactos negativos de compartilhar boatos, como danos à reputação, pânico coletivo e riscos à saúde pública, e estratégias para identificar e evitar desinformação no dia a dia.
Para acompanhar as publicações e se manter informado sobre o projeto, é recomendado seguir as redes sociais da Ufal e participar dessa iniciativa pela segurança digital. O conhecimento e a conscientização são fundamentais para promover um ambiente virtual seguro e confiável para todos os usuários.
Com informações e fotos da UFAL