logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Cerca Viva da Ufal está entre finalistas do Prêmio Nacional de Sustentabilidade 2024.

COMPARTILHE

A Gerência de Infraestrutura (Geinfra) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está concorrendo ao 10° Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o projeto Cerca Viva. A iniciativa é uma das concorrentes na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos.

José Alves Júnior, administrador da Geinfra, expressou sua satisfação com a participação no prêmio, enfatizando que o projeto já representa uma vitória ao competir com outras instituições públicas de todo o país. Ele ressaltou que o impacto educacional do projeto tem sido profundo, transformando mentalidades e promovendo uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental entre servidores e cidadãos.

Esta é a primeira vez que a Ufal participa desta premiação nacional que reconhece as iniciativas das instituições públicas na promoção e prática dos princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A escolha dos melhores projetos será realizada por uma comissão indicada pelo MMA e pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB).

O projeto Cerca Viva da Ufal consiste na construção de um muro verde para delimitar os 2.138 metros lineares da sede da universidade, onde mais de seis mil mudas da espécie Mimosa Caesalpiniifolia, conhecida como Sabiá ou Sansão do Campo, foram plantadas. Mesmo sem ter concluído todas as etapas, a cerca viva já possui árvores com 2,5 metros de altura, cumprindo sua finalidade de proteção da área de forma econômica e sustentável, gerando uma economia de cerca de R$ 2,1 milhões para os cofres públicos.

O projeto também teve impactos positivos no meio ambiente, contribuindo para a redução de temperatura e ruídos, filtragem do ar, proteção do solo, reciclagem da água, retenção de carbono, além de favorecer o reaparecimento da avifauna e o aumento de espécies de invertebrados. A iniciativa envolveu a comunidade acadêmica em Arapiraca e foi dividida em cinco etapas, com previsão de conclusão no inverno de 2025.

A Geinfra tem o objetivo de que essa iniciativa inspire outras instituições e seja replicada, integrando a cultura organizacional da Ufal e incentivando a manutenção e ampliação do projeto para outras unidades de ensino. José Alves reforçou o orgulho e a consciência ambiental que o projeto Cerca Viva está deixando como legado para a universidade e a sociedade em geral.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade