O Programa Global Doutores do Solo (PGDS) é uma iniciativa da Aliança Mundial do Solo (AMS) da FAO, que busca disseminar conhecimentos sobre o uso sustentável do solo entre agricultores em todo o mundo. Além disso, tem como objetivo desenvolver capacidades na agricultura familiar para lidar com as mudanças climáticas.
No Brasil, o programa foi implementado em 15 de agosto por professores do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca/Ufal). O grupo responsável pelo projeto é composto pelas professoras Regla Toujaguez, Vanuze Costa e Marilia Grugiki, juntamente com os professores José Roberto Santos e Hugo Costa.
Vinte agricultores foram selecionados para participar do programa, sendo eles estudantes do curso de bacharelado em Agroecologia do Pronera, que conta também com a presença de técnicos de meio ambiente e secretarias da agricultura familiar.
O projeto piloto no Brasil foi escolhido levando em consideração a experiência bem-sucedida do Pronera, que é reconhecido como uma das principais iniciativas de educação no campo no país e em Alagoas. A coordenadora do projeto, professora Regla Toujaguez, destaca o poder transformador do Pronera na vida dos agricultores, permitindo que eles adquiram novos conhecimentos para melhorar suas realidades locais.
O programa terá a duração de um ano e meio e seu cronograma foi aprovado pela FAO em abril, com base no projeto “Doutores dos Solos à escala piloto, em associações do Leste do estado de Alagoas”. Esse projeto será o primeiro do programa Soil Doctors da FAO a ser implementado no Brasil, contando com a participação de professores do Laboratório de Geologia e Recursos Naturais da Ufal.
A capacitação dos formadores de doutores do solo do Pronera inclui a realização de atividades teórico-práticas e práticas, seguindo o modelo da Pedagogia da Alternância. Os agricultores formados poderão obter a certificação como Doutores do Solo após treinarem, em suas comunidades, pelo menos cinco outros agricultores.
A expectativa é que durante o programa piloto sejam formados vinte Doutores do Solo em Alagoas, com a possibilidade de expandir a experiência para outros municípios e regiões do estado no futuro. A equipe promotora do Ceca será responsável por monitorar e avaliar essa expansão.
Com informações e fotos da UFAL