logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Professores da Ufal lançam livro sobre ditadura empresarial-militar em Alagoas: poder e cultura (1964/1985)

COMPARTILHE

Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Osvaldo Maciel e Aruã Lima, estarão lançando neste sábado (3) o livro “Ditadura Empresarial-Militar em Alagoas: trabalhadores, poder e cultura (1964/1985)”, publicado pela editora Phillos Academy. O evento está marcado para as 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários.

A obra é fruto de pesquisas acadêmicas realizadas na pós-graduação da Ufal, juntamente com uma especialização no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e um doutorado realizado na Universidade Federal de Pernambuco, onde o professor Osvaldo atuou como co-orientador. O foco da coletânea está nos aspectos históricos do período da ditadura em Alagoas.

Osvaldo ressaltou a abordagem singular da ditadura em Alagoas, destacando que os textos presentes no livro discutem o golpe e a ditadura a partir da realidade local. O objetivo da obra vai além do contexto acadêmico, buscando também estimular reflexões políticas sobre o tema.

Neste ano em que se completam 60 anos do golpe de 1964, Osvaldo enfatizou a importância de divulgar pesquisas científicas para combater o revisionismo e o negacionismo que têm se fortalecido no cenário público brasileiro. Segundo ele, há uma tendência crescente de negar o golpe e a ditadura, silenciando aspectos importantes da história do Brasil.

Assim, o livro se apresenta não apenas como uma contribuição científica e acadêmica, mas também como uma ferramenta para disputar interpretações político-ideológicas sobre o período da ditadura. A intenção é contrapor narrativas que buscam minimizar ou ignorar os acontecimentos históricos, valorizando a pesquisa e o debate sobre a ditadura empresarial-militar em Alagoas.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade