logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Professoras da Ufal recebem comenda por dedicação à preservação dos recursos hídricos em Alagoas.

COMPARTILHE

Duas renomadas professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram homenageadas com a comenda Guardião das Águas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em reconhecimento à sua dedicação ao uso racional da água, preservação e conservação dos recursos hídricos no Estado de Alagoas. As docentes premiadas foram Maria Aliete Machado, do Campus Arapiraca, e Nélia Calado, do Centro de Tecnologia (Ctec).

A premiação foi resultado da seleção feita por uma comissão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), que destacou o trabalho das professoras e de outros 13 homenageados, incluindo líderes políticos, ambientalistas, acadêmicos e representantes de movimentos sociais. O evento contou com a presença de autoridades como o secretário da Semarh, Gino César, o deputado federal Paulão e o capitão de fragata da Capitania dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia.

Durante a cerimônia, Gino César ressaltou a importância da preservação das águas como pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de um estado ou nação, reconhecendo o trabalho coletivo dos homenageados. O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, também presente, parabenizou as homenageadas e destacou a relevância da temática para a humanidade.

Maria Aliete Machado, uma das premiadas, é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Agronomia e doutora em Química e Biotecnologia pela Ufal, além de integrar o corpo docente da instituição há 18 anos. Seu trabalho inclui a publicação de artigos científicos e um livro a partir de sua dissertação de mestrado, além de atuações em projetos de reflorestamento e educação ambiental.

Nélia Calado, a outra homenageada, é reconhecida por sua contribuição para a conservação do Rio da Estiva, atuando não apenas como professora, mas como agente de mudanças positivas para o meio ambiente e a sociedade em Alagoas. Ambas as pesquisadoras foram celebradas e enaltecidas por suas trajetórias e dedicação ao cuidado e preservação dos recursos hídricos da região.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade