logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prêmio Capes Futuras Cientistas incentiva participação feminina em ciências exatas nas escolas públicas.

COMPARTILHE

As inscrições para a primeira edição do Prêmio Capes Futuras Cientistas estão oficialmente abertas a partir desta quarta-feira (10) e se estenderão até o dia 16 de agosto. Desde o ano de 2012, essa iniciativa tem como principal objetivo identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e educadoras de escolas públicas estaduais, visando incentivar a presença feminina nos campos das ciências exatas e contribuir para a equidade de gênero no mercado de trabalho.

Para participar, as candidatas devem ser estudantes, professoras ou tutoras que tenham participado e sido aprovadas no módulo Imersão Científica em 2023, que foi realizado pelo Cetene. Além disso, as alunas devem ter sido aprovadas para ingressar em um curso de graduação em uma universidade pública.

A inscrição pode ser feita preenchendo o formulário virtual disponível nos sites do Cetene ou do Programa Futuras Cientistas. O resultado com as vencedoras será divulgado no Diário Oficial da União pela Capes em outubro, e a cerimônia de premiação está programada para novembro.

O Prêmio Capes Futuras Cientistas será concedido a um total de 69 mulheres, sendo 27 estudantes, uma por unidade federativa. As inscritas devem apresentar documentos de identificação, CPF e declaração de matrícula na universidade pública. As candidatas menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis para participar.

Além das estudantes, serão premiadas 27 professoras, uma por estado, e 15 tutoras, sendo três de cada região do país, que possuam projetos aprovados no programa. As alunas receberão certificado e medalha, enquanto as professoras e tutoras ganharão um apoio financeiro de até R$ 6 mil para participarem de um congresso nacional relacionado ao seu projeto de trabalho.

A premiação é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O edital de seleção para o prêmio Capes Futuras Cientistas está disponível no site da Capes, e dúvidas podem ser esclarecidas através de e-mail ou telefone disponibilizados no comunicado oficial.

Com informações da EBC
Fotos:

© Marcello Casal JrAgência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade