logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Plataforma pública de streaming do Ministério da Cultura disponível em breve para brasileiros.

COMPARTILHE

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está trabalhando arduamente no desenvolvimento de uma plataforma de streaming público para o Ministério da Cultura. Chamada de Tela Brasil, essa plataforma tem como objetivo conectar gratuitamente os brasileiros ao cinema produzido no país e está prevista para ser disponibilizada para o público no segundo semestre deste ano.

A equipe responsável por construir essa plataforma é composta por mais de 60 pessoas do Nees, provenientes de cinco universidades e institutos federais, e inclui especialistas de diversas áreas. Todo o processo de criação, funcionalidades, desenvolvimento e testes do streaming tem sido conduzido por pesquisadores do Núcleo, buscando conectar a produção acadêmica às necessidades da sociedade.

A Tela Brasil oferecerá produções e obras do audiovisual brasileiro sem nenhum custo para os usuários. Os objetivos principais são ampliar o acesso à cultura, difundir o cinema nacional e contribuir para a formação de um público engajado. O catálogo da plataforma abrangerá obras licenciadas, além daquelas provenientes de acervos públicos como a Cinemateca Brasileira, o CTAv, a Funarte e a Fundação Palmares, todos integrantes do Sistema MinC.

Segundo Luciana Santa Rita, vice-coordenadora do projeto no Nees, a equipe tem trabalhado intensamente desde o ano passado no desenvolvimento da plataforma, incluindo artefatos, design, desenvolvimento e usabilidade. Diversos especialistas, inclusive da área de cinema e acessibilidade, foram envolvidos no processo. Uma versão inicial da plataforma já foi apresentada para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e outras pessoas indicadas pelo MinC, resultando em ajustes, melhorias e testes de segurança.

Com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e também da Universidade de Coimbra, em Portugal, o projeto conta com o apoio da Secretaria do Audiovisual e de uma consultoria contratada pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), acompanhada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação (STII/MinC).

A expectativa é que a plataforma seja lançada no segundo semestre deste ano, proporcionando um espaço digital aberto e acessível para que cineastas, diretores, produtores, estudantes e toda a comunidade possam compartilhar, assistir e explorar uma variedade de conteúdos audiovisuais nacionais, abrangendo diferentes áreas como ficção, não ficção, informação, entretenimento, educação, ciência e artes.

Além de democratizar o acesso ao cinema nacional, a plataforma também terá um foco educacional, atendendo à Lei 13.006/2014 que obriga a exibição de conteúdos audiovisuais brasileiros nas escolas e em espaços de difusão não comerciais, como cineclubes, bibliotecas públicas e diversos outros locais de compartilhamento cultural. Com isso, o Nees pretende contribuir significativamente para a política pública cultural do Brasil, oferecendo uma alternativa acessível e gratuita para a exibição e apreciação do audiovisual brasileiro.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade