logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pesquisa em Maceió vai analisar desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos

COMPARTILHE

Um importante estudo está sendo realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o objetivo de analisar o desenvolvimento motor infantil em crianças de 3 a 6 anos de idade, atendidas pelo Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) e pela Escola Profa. Maria Carmelita Cardoso Gama (CAIC) em Maceió. A pesquisa, coordenada pela professora Chrystiane Toscano do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), pretende investigar marcos importantes no desenvolvimento motor infantil, comparando o desenvolvimento típico com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O estudo incluirá a análise do perfil de competência motora das crianças, levando em consideração variáveis como saúde, tempo de tela, nível de atividade física e aspectos sociodemográficos. A pesquisa será baseada na aplicação do protocolo do teste Movement Battery for Children – 2 (MABC-2), que visa avaliar o desempenho motor das crianças por meio de testes de destreza manual, alvo/precisão e equilíbrio.

Além disso, a pesquisadora também planeja reunir dados dos familiares das crianças por meio de questionários para melhor compreender o contexto em que estão inseridas. A partir dos resultados obtidos, serão realizadas reuniões com os docentes das escolas para apresentar os resultados e indicar possíveis intervenções de acordo com o desempenho motor de cada grupo de crianças.

A expectativa é de que, até o final do ano, as famílias participantes recebam um retorno individualizado sobre os resultados da pesquisa. A professora Toscano também se colocou à disposição para responder a perguntas e fornecer recomendações para as famílias, principalmente aquelas com crianças com comprometimento ou risco de interferência motora.

A parceria estabelecida com o CApTV e com o pesquisador Jorge Lopes Cavalcante Neto, da Universidade do Estado da Bahia, amplia o alcance e a abrangência do estudo, proporcionando uma investigação mais aprofundada sobre o desenvolvimento motor infantil em diferentes contextos. A expectativa é de que os resultados da pesquisa possam contribuir para aprimorar as práticas educativas e de intervenção para crianças em idade pré-escolar, visando o desenvolvimento global e a promoção da saúde e competência motora até os 6 anos de idade.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade