logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pesquisa Datajovem revela realidade e necessidades da juventude alagoana em novo painel

COMPARTILHE

No dia 12 de setembro, o Palácio do Governo de Alagoas foi palco do lançamento do painel Datajovem, fruto de uma parceria entre o Labjuve, um grupo de pesquisa sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal), e três secretarias de estado: Secretaria de Lazer, Esporte e Juventude (Selaj), Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Essa pesquisa teve como objetivo identificar os cenários e necessidades da juventude no estado, buscando ativamente em comunidades vulneráveis a base para um projeto complementar denominado “Tô no Corre”, que visa capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

Durante o evento de lançamento, o professor João Bittencourt, coordenador do Labjuve e do Datajovem, ressaltou a relevância do painel tanto para a produção científica local quanto para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude alagoana, abrangendo áreas como educação, trabalho, saúde e lazer.

Segundo Bittencourt, a pesquisa Datajovem teve início em fevereiro de 2023 e se estendeu até o final do ano, sendo pioneira por ser a primeira vez que o estado dispõe de um banco de dados coletados a partir da imersão de pesquisadores nos 102 municípios alagoanos.

Além do professor João Bittencourt, participaram da equipe os professores Fernando Rodrigues e Júlio Gaudencio, do ICS, e a professora Marina Rebeca Saraiva, antropóloga do Centro de Educação (Cedu), juntamente com estudantes de pós-graduação e graduação.

O painel Datajovem está disponível para acesso no portal Alagoas em Dados, oferecendo informações valiosas sobre a juventude do estado e servindo como base para a formulação de políticas e programas específicos para esse público.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade