A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu, no início de setembro, a sétima edição do Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Enprofbio). O evento inédito em Maceió reuniu representantes de 19 Instituições de Ensino Superior (IES) e mais de 320 participantes, constituindo-se em uma significativa contribuição para o aprimoramento da educação e formação de professores de Biologia em todo o país.
Além das tradicionais palestras e oficinas, o encontro incluiu uma exposição científica dos recursos educacionais desenvolvidos por estudantes e ex-alunos do curso, visando fomentar a troca de conhecimentos e o desenvolvimento profissional. Um dos momentos mais destacados do evento foi o painel intitulado “Brasis da Biologia”, que reuniu sete representantes do programa para discutir o impacto do mestrado na realidade educacional regional do Ensino de Biologia nas escolas públicas.
O professor Müller Ribeiro, que atua no Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) da Ufal e foi o coordenador do evento, expressou sua satisfação em sediar um evento de tamanha relevância em Maceió: “Após seis edições realizadas na UFMG, a Ufal se torna a primeira instituição associada a sediar o evento, com uma programação que não apenas visa a reestruturação do curso, mas também conta com palestrantes renomados no país, trazendo temas atuais e relevantes”.
O financiamento do evento foi viabilizado pela Capes e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), contando ainda com a presença dos diretores da Capes, Márcia Ferreira, da área de Formação de Professores da Educação Básica, e Antônio Amorim, do setor de Educação a Distância. Este encontro foi fundamental para promover a troca de experiências, o debate acadêmico e o fortalecimento do campo do Ensino de Biologia no Brasil.
Com informações e fotos da UFAL