O renomado matemático Artur Avila destaca que ser bom em matemática não é apenas uma questão de talento inato. Sua trajetória de sucesso foi pavimentada por um intenso estudo, prática, persistência e um pouco de sorte. Em 2014, Avila foi agraciado com a Medalha Fields, o equivalente ao Prêmio Nobel da Matemática, tornando-se o primeiro sul-americano a receber essa honraria.
Ao longo de sua carreira, Avila se dedicou incansavelmente aos estudos, acumulando pilhas de livros e exercícios em seu quarto, mostrando que o sucesso na matemática não é um dom divino, mas sim fruto do esforço e do empenho dedicados à disciplina. Em palestra realizada no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde o matemático concluiu sua pós-graduação, Avila ressaltou a importância do estudo focado e da compreensão profunda dos conceitos matemáticos.
A realidade da educação matemática no Brasil ainda enfrenta desafios, com avaliações nacionais e internacionais indicando a necessidade de avanços significativos. Apenas cerca de um quarto dos estudantes brasileiros alcançaram o nível mínimo de proficiência em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Diante desse cenário, iniciativas como o Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Impa, surgem como uma promissora alternativa para estimular o interesse e a excelência em matemática.
Avila enfatiza que não é vital possuir um talento inato para destacar-se na matemática, mas sim cultivar a persistência e a prática contínua. Ele ressalta a importância de compreender profundamente os conceitos e de se dedicar à aprendizagem de forma sólida, em detrimento de uma abordagem superficial e generalista. No ambiente universitário do Impa, onde teve a oportunidade de aprofundar seus estudos, Avila vivenciou uma carga horária intensa e focada que lhe permitiu absorver os conhecimentos de maneira eficaz.
Os alunos do Impa Tech, selecionados a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de competições matemáticas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), representam um novo cenário de excelência e diversidade na formação matemática. Jovens como Tomaz Cavalcante e Bianca Morena, oriundos de diferentes regiões do país, encontram no curso um ambiente estimulante para desenvolver seus talentos e contribuir de forma significativa para a sociedade.
Por meio de iniciativas como o Impa Tech e da inspiração de figuras exemplares como Artur Avila, a matemática no Brasil caminha rumo a um cenário mais promissor, onde o estudo, a prática e a persistência são reconhecidos como pilares fundamentais para o sucesso na disciplina.É mais importante você aprender bem. Material demais mal aprendido não leva a muito. Os conceitos que realmente eu uso, os conceitos que são realmente usados, não são tantos assim, mas são muito bem fundamentados e muito rigorosamente estabelecidos.
Com informações da EBC
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