O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou o seu jubileu com uma programação diversificada e uma grande confraternização, destacando assim a sua importância como uma unidade acadêmica de referência. O evento, que marcou os 50 anos do instituto, contou com diversas atividades, incluindo apresentações artístico-culturais, exibição de um vídeo de retrospectiva com depoimentos de docentes, palestras, homenagens, distribuição de troféus e um evento científico.
A solenidade de comemoração teve como destaque o Coro da Ufal (Corufal), que apresentou um repertório contendo músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim e Djavan. O reitor Josealdo Tonholo presidiu o evento, que também contou com a presença do reitor honorário Rogério Moura Pinheiro, também ligado ao IQB. A mesa de honra também incluiu o diretor do instituto, Thiago Mendonça, a vice-diretora, Aracelis Adrian, professores e representantes do Conselho Regional de Química.
Durante a solenidade, foram destacados o papel do IQB na formação acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e a importância do trabalho dos terceirizados para o bom funcionamento do instituto. Além disso, a abertura da 17ª Semana de Química, com o tema “50 anos de Inovação e Integração entre Ensino, Pesquisa e Indústria”, fez parte das comemorações do jubileu de ouro.
O reitor Tonholo e o reitor honorário Rogério enalteceram o crescimento qualificado do IQB ao longo dos anos e destacaram as parcerias e colaborações importantes da unidade, inclusive no enfrentamento da pandemia de covid-19 e no monitoramento de desastres ambientais, como o caso da Braskem. A evolução do instituto, que agora oferece três cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação, foi ressaltada durante as homenagens.
Em meio às celebrações dos 50 anos do IQB, os participantes destacaram o compromisso da unidade em qualificar recursos humanos e contribuir de forma positiva para as áreas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. O evento foi também uma oportunidade para relembrar a trajetória de sucesso do IQB e celebrar as conquistas alcançadas ao longo dos anos.
Com informações e fotos da UFAL