logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inscrições para o Enem 2024 no RS estendidas até sexta-feira: participantes devem se inscrever online.

COMPARTILHE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão abertas até sexta-feira (21) exclusivamente para os moradores do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada devido à situação de calamidade pública que afetou o estado em maio. Desde domingo (16), as inscrições foram reabertas online e devem ser realizadas por meio da Página do Participante, com o login único no portal do governo federal do Gov.br. Caso o participante esqueça a senha cadastrada, ele terá a opção de recuperá-la no mesmo site.

Além de se inscrever, os participantes podem solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário, e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD). Durante o período regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 259 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul.

Todos os moradores do Rio Grande do Sul têm direito a fazer a prova gratuitamente, pois o governo federal isentou esse público do pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, devido às enchentes. No entanto, é importante ressaltar que a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2024. Os interessados do Rio Grande do Sul devem fazer a inscrição online para confirmar presença nos dois dias de provas do exame.

As provas objetivas e a redação serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. O Ministério da Educação avalia a necessidade de aplicação das provas no Rio Grande do Sul em uma nova data. No primeiro dia de provas, serão aplicadas as de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, serão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática, com duração de 5 horas.

O Enem, criado em 1998, avalia o nível de conhecimento dos estudantes no fim do terceiro ano do ensino médio, correspondente ao fim da educação básica no Brasil. É considerado a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior do país, como universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal. Para mais informações, acesse o portal do Inep com as perguntas mais frequentes sobre o Enem.

Com informações da EBC
Fotos:

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade