logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Inscrições Enem 2024 terminam na sexta-feira: estudantes do RS precisam ficar atentos ao prazo.

COMPARTILHE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 estão abertas e vão até a próxima sexta-feira, dia 14 de junho. O Ministério da Educação prorrogou o prazo para atender aos estudantes do Rio Grande do Sul que foram prejudicados pelas enchentes que atingem o estado desde o final de abril.

Para se inscrever no Enem, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todas as 27 unidades federativas do Brasil. Além disso, o prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também se encerra no dia 14 de junho.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Enem como porta de entrada para a graduação e expressou sua preocupação em garantir que os estudantes tenham igualdade de oportunidades de realizar a prova. O MEC divulgou que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública de diversos estados brasileiros já estão inscritos no Enem 2024.

Apesar das dificuldades enfrentadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul, mais de 70% dos formandos da rede pública do estado já realizaram suas inscrições. Criado em 1998, o Enem é uma avaliação que visa medir o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de ingresso no ensino superior no país, sendo aceito em diversas instituições públicas e privadas. Os resultados do Enem também são utilizados em programas como o Sisu e o ProUni, além de permitirem a participação de estudantes não concluintes como treineiros.

Assim, a prorrogação do prazo de inscrições visa assegurar que todos os estudantes que desejam participar do Enem 2024 tenham a oportunidade de se inscrever e buscar um futuro acadêmico e profissional através desta importante porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Com informações da EBC
Fotos:

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA