A terceira turma do Edge Academy, iniciativa promovida pelo Centro de Inovação Edge, vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início às suas atividades em 24 de julho. O projeto de formação de talentos recebeu 30 novos alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Ufal, sendo viabilizado com recursos da Softex e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os novos participantes do Academy se juntaram a outros 37 bolsistas do Programa, que atualmente estão cursando a Formação Básica, com duração de seis meses. Essa etapa compreende a realização de Imersões Técnico-Comportamentais, abordando temas como Product Discovery, Metodologias Ágeis e Quality Assurance (QA). Além disso, os alunos contam com sessões de acompanhamento psicológico individual e em grupo.
“Willy Tiengo, professor do IC e coordenador do Centro de Inovação Edge, destaca que o Edge Academy visa desenvolver talentos por meio de uma preparação multidisciplinar, alinhando teoria e prática. O objetivo é formar profissionais preparados para contribuir com o ecossistema de inovação em Alagoas. Com a terceira turma em andamento, o projeto segue crescendo e formando pessoas capazes de impactar o mundo por meio da tecnologia”, enfatizou.
Além de fomentar a excelência acadêmica e a geração de conhecimento ao longo da graduação, o programa também promove a cultura corporativa e o empreendedorismo. Os alunos têm acesso facilitado a profissionais e pesquisadores de diversas áreas, além de receberem orientação profissional e de carreira, com foco no planejamento e desenvolvimento pessoal.
Ricardo Vinicius, aluno do 4° período de Ciência da Computação da Ufal e bolsista da primeira turma do Academy, compartilhou que sua experiência no programa tem sido transformadora. A oportunidade de trabalhar em projetos dentro do Programa e do Edge tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e interpessoais.
Após a conclusão da Formação Básica, os alunos avançam para a segunda etapa do Programa, optando por Trilhas de Formação Específica, como Desenvolvimento de Software, Sistemas Embarcados ou Inteligência Artificial. Eles também têm a chance de integrar projetos do Edge nessas áreas, consolidando ainda mais seu conhecimento e experiência prática na área de tecnologia.
Com informações e fotos da UFAL