O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo para a coleta de dados da 1ª etapa do Censo Escolar 2024 para todas as redes de ensino do Rio Grande do Sul. Agora, os responsáveis terão até o dia 31 de agosto para prestar as informações necessárias. Essa medida excepcional foi tomada devido às enchentes e à situação de calamidade pública que afetaram o estado em maio.
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística fundamental para a educação básica e é realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, contando com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os dados devem ser declarados por meio de formulários online ou pela migração de dados para o Sistema Educacens.
Mesmo com a prorrogação do prazo, os dados coletados no Censo Escolar continuarão a ter como referência a realidade escolar do dia 29 de maio, que foi a última quarta-feira daquele mês. O levantamento abrange diversas etapas e modalidades da educação básica, como ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
Os indicadores obtidos por meio do Censo Escolar são essenciais para monitorar o desenvolvimento da educação brasileira e avaliar a eficácia das políticas públicas educacionais. Além disso, servem como base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação de avaliações realizadas pelo Inep.
Parte dos indicadores também é utilizada para monitorar e cumprir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, a prorrogação do prazo para a coleta de dados é uma medida importante que visa garantir a qualidade e a eficiência do processo de levantamento do Censo Escolar no Rio Grande do Sul.
Com informações da EBC
Fotos: