O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) implementou um novo serviço de teleconsulta para pacientes com indicação de cirurgias eletivas. Agora, os pacientes podem realizar a avaliação pré-anestésica de forma remota, por meio do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHUx), proporcionando maior comodidade e praticidade.
Na última sexta-feira, 26, foi realizado o primeiro teleatendimento a uma paciente que necessitava de avaliação pré-anestésica antes de uma cirurgia. A avaliação pré-anestésica é uma normativa do Conselho Federal de Medicina que visa aumentar a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos em cirurgias eletivas. Durante essa avaliação, são discutidas particularidades e pontos de atenção para garantir a segurança e o sucesso do procedimento.
Guilmer Brito, chefe da unidade de E-saúde do HU, destacou que as informações coletadas durante a avaliação pré-anestésica via teleconsulta agilizam o processo hospitalar. No dia da cirurgia, apenas a confirmação dos dados e uma avaliação física do paciente são necessárias. As teleconsultas são realizadas por chamada de vídeo dentro do aplicativo AGHUx e são agendadas previamente pela Unidade de Regulação do HU.
A meta do hospital é reduzir significativamente a fila de espera para consultas pré-anestésicas e, futuramente, expandir o atendimento via teleconsulta para outras especialidades médicas. A comissão responsável pela implantação desse novo serviço envolve diversos setores do hospital, como a gerência de Ensino e Pesquisa, Assistência à Saúde, Regulação, Governança, Tecnologia da Informação e Serviço de Anestesiologia.
As teleconsultas no HU estão atualmente em fase de testes, sendo realizadas nas especialidades de Anestesiologia e Psicologia nos consultórios da Unidade de E-saúde. A expectativa é de que sejam realizados mais de 90 atendimentos por mês nessa modalidade e que outras especialidades médicas sejam incluídas, além da anestesiologia. O hospital se beneficia com a redução do fluxo de pessoas, otimizando recursos humanos e proporcionando maior agilidade e flexibilidade no atendimento.
Com informações e fotos da UFAL