logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital Universitário da UFAL adere ao Mercado Livre de Energia e prevê economia milionária.

COMPARTILHE

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está prestes a aderir ao modelo de Mercado Livre de Energia (MLE) em busca de benefícios significativos. Através de um processo licitatório que teve início em abril e foi concluído em julho deste ano, duas empresas foram escolhidas para fornecer até 15,29 megawatt médio (MWm) para os hospitais administrados pela estatal em todo o país. A empresa Raizen Power Comercializadora de Energia LTDA será a responsável por fornecer energia ao HU.

A adesão ao Mercado Livre de Energia precisa ser efetivada até o final do ano, de acordo com a Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), que abriu essa modalidade para todos os consumidores do Grupo A, ou seja, média e alta tensão. Fazem parte desse processo 51 unidades consumidoras de hospitais universitários federais.

Para o HU da Universidade Federal de Alagoas, a expectativa é de uma economia de R$ 2.980.311,43 em cinco anos, o que equivale a 30% do valor total da fatura de energia elétrica atualmente consumida. Essa redução significativa nos custos permitirá que os recursos economizados sejam direcionados para outras necessidades, além do próprio consumo de energia, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável.

É importante ressaltar que a participação no Mercado Livre de Energia oferece diversas vantagens, como a possibilidade de negociar diretamente com o fornecedor, sem a intermediação de distribuidoras, o que pode resultar em economias tarifárias, ajustes conforme a demanda, negociações de prazos e diversificação de fontes renováveis de geração. Além disso, optando pelo fornecimento de energia por fontes renováveis, a Ebserh poderá obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), reforçando seu comprometimento com a sustentabilidade ambiental.

Com a projeção de uma economia de aproximadamente 30% em relação ao mercado cativo (ligado às concessionárias tradicionais de energia) ou de R$ 160 milhões em cinco anos, a Ebserh demonstra seu compromisso em buscar alternativas mais sustentáveis e econômicas para suprir suas necessidades energéticas, representando uma mudança significativa em sua estratégia para os próximos anos.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade