logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Governo de Alagoas e Ufal firmam parceria para construir novas escolas na região.

COMPARTILHE

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o governo do estado de Alagoas estão prestes a firmar uma parceria para a construção da nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória (Captv), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió. A assinatura do termo de parceria está prevista para a próxima segunda-feira (9), onde o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o governador Paulo Dantas irão dar início às obras com a assinatura da ordem de serviço.

O novo prédio do Captv, que estará localizado próximo à Biblioteca Central, seguirá o padrão das unidades do programa Criança Alagoana (Cria), com 12 salas de aula e um ginásio poliesportivo. Com capacidade para atender até 200 crianças, a construção está orçada em aproximadamente R$ 4,5 milhões e prevê a geração de cerca de 40 empregos diretos e indiretos durante sua fase de construção.

A Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure) destaca que a nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória contará com uma estrutura completa, incluindo espaços de convívio, salas para creche e pré-escola, sala multiuso, refeitório, sala dos professores, entre outros. A Ufal será a gestora do espaço escolar, tornando-se a primeira universidade do estado a contar com uma estrutura nos moldes do Cria, o que possibilitará a ampliação do serviço e dos níveis de aprendizagem pelo Captv.

A diretora do Colégio, Aline Ferreira, ressalta que a ampliação dos níveis de atendimento será gradual, com previsão para início das atividades letivas em fevereiro de 2025. Atualmente, o Captv atende 90 crianças, sendo 12 com transtorno do espectro autista, que também serão beneficiadas com a mudança para o novo prédio, o qual contará com uma sala de recursos especializada.

Além do papel no serviço de educação infantil, o Colégio de Aplicação da Ufal tem como uma de suas prioridades a capacitação de alunos de diversos cursos, servindo como campo de pesquisa e estágio para áreas como Pedagogia, Nutrição, Psicologia, entre outros. A premissa é garantir educação infantil de qualidade, atendendo aos parâmetros adequados para a faixa etária atendida.

A parceria entre a Ufal e o governo de Alagoas também inclui a construção de uma escola de ensino médio, com capacidade para 600 alunos em tempo integral, prevista para ser inaugurada até 2026. O investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões gerará cerca de 50 empregos, diretos e indiretos, durante a fase de construção, como parte do programa Escola do Coração, que visa a construção de 56 novas unidades de ensino em todo o estado.

A solenidade de assinatura das ordens de serviço contará com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, além da equipe e das famílias atendidas pelo Captv, marcando um novo capítulo na educação infantil e no ensino médio do estado.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade