logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Formulário on-line da UFAL coleta dados sobre violações de direitos humanos na universidade.

COMPARTILHE

A Universidade Federal de Alagoas, desde 2009, tem se dedicado à promoção e defesa dos Direitos Humanos e Segurança Pública. A Coordenação, atualmente sob a responsabilidade do professor Anderson Menezes, do curso de Pedagogia, oferece um formulário para a comunidade acadêmica relatar episódios de violação de direitos fundamentais.

Esse formulário, disponível online, não exige identificação e aborda questões objetivas sobre temas como homofobia, racismo, transfobia, xenofobia e machismo/misoginia. A iniciativa surgiu a partir de denúncias informais feitas por estudantes nas redes sociais, sendo considerada de extrema importância para identificar áreas de maior ocorrência desses casos na universidade.

O principal objetivo da Coordenação é contribuir para a democratização, promoção da cidadania e cultura dos direitos humanos e fundamentais no ambiente universitário. Busca-se, através do formulário, compreender as demandas e lacunas na prática desses direitos nos cursos da instituição, criando ações educacionais que respeitem as diferenças e combatam as desigualdades.

Com as informações coletadas no formulário, a equipe pretende identificar áreas específicas que necessitam de atenção, os cursos que apresentam maior índice de vulnerabilidade, os grupos que precisam de estudo e intervenção, buscando oferecer a assistência necessária de forma interna e externa para esses grupos.

Para mais informações, é possível contatar a Coordenação de Direitos Humanos e Segurança Pública por e-mail (coord.direitoshumanosufal@gmail.com), telefone (82) 3214-1808 ou através do perfil do Instagram @cdhsp.ufal. Essa iniciativa reforça o compromisso da Universidade Federal de Alagoas com a promoção de um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e comprometido com a defesa dos direitos humanos.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade