O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está expandindo a oferta da feira da agricultura familiar realizada em seu estacionamento. A iniciativa, fruto da parceria entre a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag/AL), passará a ocorrer quinzenalmente, proporcionando mais oportunidades para colaboradores, pacientes, acompanhantes e o público em geral adquirirem alimentos frescos diretos da roça.
Desde julho deste ano, a feira vinha acontecendo mensalmente na primeira terça-feira de cada mês. Diante do sucesso tanto para os agricultores quanto para a comunidade do HU, a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), por meio da USOST, realizou uma pesquisa com os trabalhadores, a qual indicou de forma positiva a ampliação para um formato quinzenal. Na pesquisa, aspectos como periodicidade e local de realização foram levados em consideração, assim como sugestões de produtos por parte dos trabalhadores e estudantes do HU.
A feira da agricultura familiar oferece uma variedade de produtos frescos a preços justos, incluindo banana, alface, inhame, macaxeira e batata doce. Além disso, os participantes podem desfrutar de um café da manhã com quitutes regionais, como tapioca, pão de queijo e bolos diversos, tudo sem agrotóxicos. Essa iniciativa não apenas promove a economia local, permitindo que pequenos produtores de diversas cidades vendam seus produtos, como também se alinha ao programa de qualidade de vida Saúde & Bem-Estar no HU, focado em ações de sustentabilidade.
Felipe Maciell, chefe da USOST, ressalta que a feira não apenas promove a agricultura familiar, mas também proporciona um ambiente de trabalho mais saudável, onde os alimentos são livres de agrotóxicos. Além disso, a feira também contribui para momentos de socialização entre os trabalhadores e estudantes do hospital.
Com o sucesso da feira, já está programado o cronograma para o ano de 2024, com edições previstas em datas específicas ao longo do ano para garantir a continuidade e o fortalecimento dessa importante iniciativa.
Com informações e fotos da UFAL