A Rede Alagoana Faça Ciência na Escola (RAFCE), em parceria com a coordenação de integração do Cesmac, está aprimorando a educação nas escolas públicas de Alagoas. Com formações voltadas para o desenvolvimento da prática docente, o projeto incentiva a adoção de metodologias inovadoras em sala de aula.
Recentemente, professores de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios participaram de atividades formativas lideradas por docentes do Cesmac e da UNEAL. Um dos destaques foi o curso “Projeto de pesquisa: da concepção à elaboração”, ministrado pelo Dr. David Oliveira. O treinamento explorou todas as etapas necessárias para transformar uma ideia em um projeto de pesquisa, enfatizando a importância da investigação científica na educação básica.
Outra formação notável foi “Ensino pela pesquisa: uma proposta para a educação básica”, conduzida pela Dra. Aldenir Feitosa. Essa atividade, realizada em módulos na Sala Invertida do Cesmac – Campus IV, contou com a participação ativa de professores que discutiram como implementar o ensino pela pesquisa em diferentes contextos escolares.
Educação pela pesquisa como eixo transformador
Essas formações reforçam a proposta da RAFCE de incorporar a pesquisa como estratégia pedagógica, promovendo o protagonismo dos alunos e a conexão com o universo científico desde cedo. A professora Aldenir Feitosa ressalta: “Nosso objetivo é transformar a sala de aula em um espaço investigativo, onde os alunos aprendem a questionar, descobrir e construir conhecimento, estimulando o pensamento crítico.”
Compromisso com a formação docente
Por meio dessas ações, a RAFCE reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos educadores, fortalecendo a rede de ensino e contribuindo para uma educação básica mais crítica, inovadora e alinhada à ciência.
Com informações e fotos do CESMAC