logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Faculdade CESMAC Pioneira na Criação de Nova Rede Científica em Alagoas

COMPARTILHE

A Rede Alagoana Faça Ciência na Escola (RAFC) foi oficialmente lançada, sendo uma iniciativa inovadora que visa promover o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas de Alagoas. Integrada ao Programa Faça Ciência na Escola, a RAFC é executada pelo Centro Universitário CESMAC, com a colaboração da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e as Secretarias Municipais de Educação de São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios, além da Gerência Regional de Educação de Arapiraca (GERE). O projeto abrange 15 escolas da rede pública.

A proposta visa transformar o ambiente educacional, conectando estudantes ao universo científico e tecnológico, por meio da implementação de laboratórios maker, criação de Clubes de Ciência e do Circuito Cientista na Escola. Essas iniciativas promoverão experiências práticas que desenvolvam curiosidade, pensamento crítico e criatividade. Professores e alunos serão capacitados através de bolsas de pesquisa e extensão, e o calendário incluirá feiras, mostras, olimpíadas de robótica e hackathons STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

A RAFC representa um marco no fortalecimento da ciência em Alagoas, promovendo a colaboração entre instituições de ensino básico e de ciência e tecnologia. O foco é formar novas gerações de estudantes engajados na ciência, estimular vocações científicas, apoiar projetos de ciência cidadã e aumentar o interesse público pela ciência. Com o apoio do CESMAC e parceiros, a expectativa é que o programa se torne uma referência na popularização científica e na valorização de uma educação transformadora em todo o estado.

Com informações e fotos do CESMAC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade