O Cesmac obteve uma significativa vitória para a ciência e a saúde pública em Alagoas com a aprovação do projeto “Matriciamento do Diagnóstico de Câncer de Boca com Inteligência Artificial” no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em conjunto com o Ministério da Saúde. Este projeto, o único aprovado do Cesmac e que ficou em quarto lugar entre os selecionados, resulta de uma colaboração com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp e as Secretarias de Saúde de Maceió, Arapiraca, Porto de Pedras, Porto Calvo e do Estado.
Liderado pela professora Sônia Maria Soares Ferreira, do curso de Odontologia e do Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde (MPPS) do Cesmac, com coordenação de Celina Wanderley de Abreu, o projeto também conta com a participação do doutorando Ivisson Alexandre Pereira da Silva, idealizador do aplicativo Snap Oral Cancer, desenvolvido no Centro de Robótica do Cesmac.
O objetivo central é aprimorar o diagnóstico precoce do câncer de boca, frequentemente identificado tardiamente no Brasil, o que compromete as chances de sobrevivência dos pacientes. A iniciativa integrará tecnologia e saúde pública, validando o uso do Snap Oral Cancer, que distingue lesões suspeitas com alta precisão, e implementando um modelo de suporte remoto para profissionais de saúde, incluindo treinamentos e teleconsultas.
Sônia Ferreira enfatiza a importância dessa aprovação: “O câncer de boca é frequentemente diagnosticado avançado, levando à morte de metade dos pacientes dentro de dois anos. Com o aplicativo e o suporte às equipes de saúde, podemos mudar essa realidade. Estar entre os escolhidos é motivo de orgulho para o Cesmac.”
Além de fortalecer a pesquisa científica na instituição, o projeto reafirma o compromisso do Cesmac em oferecer soluções práticas para os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A colaboração entre professores, estudantes, egressos do Cesmac, pesquisadores da Unicamp e profissionais de saúde reflete como união pode e gerar inovações com impacto social.
Os resultados esperados incluem a redução do tempo entre triagem e tratamento, qualidade nos encaminhamentos, aumento dos diagnósticos precoces e a geração de dados para políticas públicas em saúde bucal. A longo prazo, há planos de transformar o aplicativo em um produto digital licenciado, adaptável a diferentes contextos e alinhado às estratégias do SUS Digital.
Com essa conquista, o Cesmac reafirma seu papel de destaque em ensino, pesquisa e inovação, colocando a ciência a serviço da vida.
Participantes da Conquista:
- Sônia Maria Soares Ferreira – Professora do curso de Odontologia e do MPPS Cesmac, coordenadora do projeto.
- Ivisson Alexandre Pereira da Silva – Doutorando FOP/UNICAMP; egresso de Odontologia e do MPPS.
- Marcelo de Castro Meneghin – Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva FOP/UNICAMP.
- Matheus Henrique Alves de Lima – Professor do MPPS Cesmac.
- Carlos Alberto Correia Lessa Filho – Professor do curso de Sistemas de Informação/Robótica Cesmac.
- Glória Maria de França – Professora do curso de Odontologia e do MPPS Cesmac.
- Celina Wanderley de Abreu – Professora do curso de Odontologia e do MPPS Cesmac, vice-coordenadora do projeto.
- Robbysson Cayke de Sousa Pereira – Egresso de Odontologia e do MPPS Cesmac.
- Larissa Tino de Carvalho Silva – Egressa de Odontologia e do MPPS, doutoranda FOP/UNICAMP.
- Evanisa Helena Maio de Brum – Professora do curso de Psicologia e do MPPS Cesmac.
- Gabrielly Maria Argolo Acioly – Egressa de Odontologia, discente do MPPS.
- Cilmara Perrotti Santos – Egressa de Odontologia, discente do MPPS.
Com informações e fotos do CESMAC