A Coordenação de Integração Educação Superior e Educação Básica divulgou em sua página oficial (https://www.cesmac.edu.br/integracao/) as chamadas públicas para a seleção de projetos e bolsistas da educação básica, além de candidatos ao curso de Sistemas de Informação.
As inscrições foram abertas para professores e estudantes da educação básica das instituições vinculadas à Rede Alagoana Faça Ciência na Escola (RAFCE) e graduandos em Sistemas de Informação. A adesão foi significativa, demonstrando o forte interesse da comunidade escolar em participar das iniciativas da RAFCE.
No edital para seleção de projetos e bolsistas da educação básica, foram apresentados:
- 23 projetos de Arapiraca
- 25 projetos de São Miguel dos Campos
- 30 projetos de Palmeira dos Índios
Para a seleção de bolsistas do curso de Sistemas de Informação, foram recebidas 5 inscrições.
Fortalecimento da Rede e Incentivo à Ciência
Essas chamadas públicas visam estimular a iniciação científica e a inovação pedagógica nas escolas, promovendo a aproximação entre professores e alunos por meio de práticas investigativas e uso de tecnologias educacionais. A coordenadora Aldenir Feitosa dos Santos destaca: “Observamos um crescimento no engajamento das escolas e dos cursos de graduação parceiros, reafirmando a importância da Rede para a integração e fomento à ciência na educação.”
Modalidades de Bolsas
As bolsas concedidas são:
- Apoio Técnico em Extensão no País – ATP A: Bolsa para o professor do projeto em 1º lugar (12 meses para o ensino fundamental e 10 meses para o ensino médio).
- Apoio à Difusão do Conhecimento – ADC-2B: Bolsa para alunos do ensino médio (10 meses).
- Apoio à Difusão do Conhecimento – ADC-2C: Bolsa para alunos do ensino fundamental (12 meses).
- Iniciação ao Extensionismo – IEX: Bolsa para alunos do curso de Sistemas de Informação (12 meses).
Os 78 projetos enviados foram avaliados por 18 avaliadores Ad Hoc, com inscrições realizadas via formulário divulgado no Instagram do Mais Ciência (@maisciencia.cesmac). A relação dos projetos aprovados pode ser consultada no link do resultado.
Com informações e fotos do CESMAC