A presença da culinária na cultura e no cinema tem sido um tema recorrente desde os primórdios do cinema e da fotografia, remontando até mesmo à literatura. Recentemente, um grupo de pesquisadores das faculdades de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se uniram para explorar e analisar essa temática em profundidade. O resultado dessa parceria é o livro recém-lançado intitulado “Comer com os olhos: Comida, Cultura, Cinema”, editado pela Editora Autêntica.
A obra consiste em uma coletânea de onze textos que refletem sobre a presença da comida no cinema e como as artes visuais influenciam as práticas alimentares na cultura. Um dos autores, o professor Luis Eduardo Andrade da Fale da Ufal, explicou que o projeto teve início a partir das sessões do CineSAL, um projeto coordenado por ele em 2021, com o objetivo de promover sessões públicas no YouTube que exploram a intersecção entre cinema e comida.
O lançamento do livro contou com a presença de diversas figuras importantes no meio cinematográfico, literário e gastronômico, que debateram sobre as abordagens apresentadas na obra. A professora Susana Souto, também da Fale da Ufal, e o professor Eduardo estiveram presentes no evento de lançamento, discutindo sobre os ensaios que contribuíram para o livro, abordando os filmes “A história da eternidade” e “A hora da estrela”.
O professor destacou a importância do livro ao ressaltar que a presença da comida no cinema ainda é um campo pouco explorado, o que confere ao trabalho um caráter inédito e inovador. Ele também expressou seu apreço pelo filme “A história da eternidade”, um filme nordestino que recebeu reconhecimento nacional e internacional, refletindo a qualidade das produções da região.
O grupo SAL: Sobre Alimentos e Literaturas, responsável pela pesquisa, teve início em 2015 na UFMG e atualmente reúne docentes de universidades do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além do livro, o grupo realiza diversas atividades como a série Verbetes na Cozinha no YouTube e o CineSAL, sessões online de filmes comentadas. O livro “Comer com os olhos” é organizado pelos pesquisadores Sabrina Seldmayer, Rafael Climent-Espino e Luiz Eduardo Andrade, e busca fomentar o estudo sobre alimentos em várias interfaces, abordando aspectos sociais, raciais, históricos e linguísticos relacionados a comida e bebida.
Em suma, o livro se destaca por sua abordagem inédita sobre a presença da culinária no cinema e seu impacto na cultura, unindo diferentes disciplinas e perspectivas para enriquecer o debate sobre a gastronomia no audiovisual. O trabalho do grupo SAL demonstra o potencial transformador da comida como elemento cultural e social essencial em nossa existência.
Com informações e fotos da UFAL