O Museu Théo Brandão (MTB) se destacou como um importante espaço educacional durante a semana de 9 a 13 de setembro, ao receber estudantes das disciplinas “Percepção da Forma” e “Conservação e Restauro I” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As disciplinas, ministradas pela docente Adriana Guimarães, fazem parte dos cursos de bacharelado em Design e em Arquitetura e Urbanismo.
Adriana Guimarães, que também é coordenadora da especialização em Práticas Culturais Populares oferecida pelo MTB, expressou sua ligação afetiva com o museu, destacando sua participação no projeto de restauração realizado nos anos 2000. Segundo ela, o espaço é ideal para aplicar os conceitos das disciplinas devido à riqueza de acervos que retratam a identidade cultural do povo alagoano.
Durante a visita, os estudantes da disciplina “Percepção da Forma” puderam observar exemplos práticos do conceito de identidade cultural, previamente abordado em aulas teóricas. A escolha do Museu Théo Brandão como local da aula de campo permitiu aos alunos imergir em um ambiente que reflete a cultura local de forma direta.
Já os estudantes da disciplina “Conservação e Restauro I” tiveram a oportunidade de explorar temáticas relacionadas a bens culturais materiais e imateriais, aprendendo sobre a restauração de edifícios históricos, incluindo o próprio museu. A visita guiada pela professora proporcionou insights sobre a identificação de danos, soluções projetuais e a aplicação de teorias contemporâneas de restauro.
Uma das alunas presentes na aula de campo, Rosana Santos, descreveu a experiência como enriquecedora, tanto em termos práticos quanto teóricos. Participar da visita como aluna anteriormente e agora como monitora permitiu uma nova perspectiva sobre o conteúdo da disciplina, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.
Para a diretora do Museu Théo Brandão, Hildênia Oliveira, as aulas de campo fortalecem a presença do museu como um espaço universitário essencial. Ela enfatizou a importância da pesquisa, extensão e ensino, destacando que o museu cumpre esses três papéis de forma integral. Dessa forma, as atividades realizadas no museu contribuem significativamente para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, enriquecendo seu repertório cultural e prático.
Com informações e fotos da UFAL