Os estudantes Flávio Henrique, Antônio Skalybul e Arthur Fellipe, do curso de Relações Públicas e Jornalismo, respectivamente, tiveram a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Juventudes, Comunicação e Participação (ENJCP) em São Paulo, organizado pela Viração. A Viração, uma organização social engajada em projetos de educomunicação e mobilização social desde 2003, promoveu o evento no início de setembro, reunindo jovens de todo o país para discutir a importância do direito à comunicação.
Para os estudantes, a participação em eventos extracurriculares como esse é fundamental para ampliar contatos, adquirir conhecimento e fortalecer a formação profissional. Flávio Henrique ressaltou a relevância do ENJCP ao abordar a comunicação como um direito universal, independente de contextos sociais. Para ele, o evento foi uma oportunidade de reflexão sobre o papel da comunicação na sociedade e como isso impacta sua futura carreira.
Além disso, Flávio destacou que a experiência adquirida no encontro será fundamental para apoiar projetos que já desenvolve na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), como o Colabcom, que visa promover a comunicação como um direito e ajudar indivíduos a conquistarem espaços nas mídias e redes sociais.
Por sua vez, Arthur Fellipe salientou a riqueza de participar de atividades extracurriculares para sua formação como jornalista, possibilitando colocar em prática o que aprendeu na universidade e ampliando sua visão sobre diferentes territórios e realidades. Já Antônio Skalybul destacou a importância de participar de encontros que abrem horizontes e permitem compreender desafios além de seu próprio território.
Os estudantes da Ufal conquistaram a participação no evento por meio de um processo seletivo nacional, com todos os custos pagos. Após a participação, eles estão engajados na construção da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), visando conectar jovens de todo o país para desenvolver projetos e ações em suas comunidades. Para Flávio, essa integração entre o acadêmico, profissional e social é essencial para uma formação completa e engajada.
Dessa forma, a participação dos estudantes do curso de Relações Públicas e Jornalismo no ENJCP foi enriquecedora não só para suas trajetórias acadêmicas, mas também para sua visão de mundo e atuação profissional futura. A troca de experiências e a conexão com jovens de todo o país certamente contribuíram para o seu desenvolvimento como comunicadores conscientes e engajados.
Com informações e fotos da UFAL