Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão promovendo nos dias 3, 4 e 5 de outubro uma ação de extensão conhecida como Mentoria MEI, em parceria com o Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal (NAF/Ufal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL).
Durante esses dias, os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão a oportunidade de receber atendimento para diversas necessidades relacionadas às suas atividades, desde a abertura até o encerramento. O local para receber esse suporte será no Shopping Pátio, em frente ao Game Station (embaixo da escada), com horário de funcionamento das 9h às 13h e das 16h às 21h. No último dia, 5 de outubro, o atendimento ocorrerá somente pela manhã.
A importância desse evento está em garantir que os microempreendedores estejam em conformidade com as obrigações fiscais e trabalhistas. Durante as mentorias, será possível regularizar pendências como abertura de MEI, Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), emissão da DAS, desenquadramento, parcelamento de débitos (Receita Federal e dívida ativa), encerramento de atividades, cadastramento do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), entre outros serviços.
Além disso, os MEIs que visitarem o estande da Ufal terão a oportunidade de aderir ao parcelamento especial, que estará disponível até 31 de outubro de 2024, conforme os Editais PGDAU nº 2/2024 e nº 5/2024. Os microempreendedores poderão escolher entre duas opções de transação de pequeno valor para regularização de débitos previdenciários ou outros débitos.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail meicontabeisufal@gmail.com.
Essa ação de extensão visa fornecer suporte e orientação necessários para que os microempreendedores possam desenvolver suas atividades de forma regular e de acordo com a legislação vigente, facilitando o crescimento e a permanência no mercado de forma sustentável.
Com informações e fotos da UFAL