Três jovens recém-formadas no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas se destacaram no Desafio TechBiz, realizado em Maceió no último final de semana. Hellena Almeida Canuto, Ester de Lima e Thalia Barbosa foram as vencedoras do desafio promovido pelo laboratório Orion, Inovação e Pesquisa, em parceria com a TechBiz Forense Digital, uma das principais empresas de tecnologia para perícia e investigação forense da América Latina.
O objetivo do desafio era desenvolver propostas inovadoras que utilizassem tecnologias como aplicativos web, mobile e hardware na área de segurança e Ciência de Dados, com foco em auxiliar em investigações de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes financeiras, entre outros. As jovens competiram com outros sete projetos durante o evento e apresentaram soluções para análise de vínculos forenses, utilizando uma visualização tridimensional e integração com inteligência artificial.
O trabalho das três vencedoras foi avaliado por um júri técnico composto por profissionais da Academia e funcionários da TechBiz, que reconheceram a qualidade e inovação da proposta apresentada. A entrega do prêmio ocorreu no sábado, 31 de agosto, e marcou o encerramento da programação do Desafio TechBiz.
Essa conquista representa não só o talento e dedicação das jovens, mas também a importância da capacitação acadêmica na formação de profissionais qualificados para atuar no mercado de tecnologia e investigação forense. A vitória no desafio demonstra a relevância do trabalho desenvolvido pelas egressas da UFAL e reforça a importância de incentivar e reconhecer o potencial dos jovens talentos da área de Ciência da Computação.
Com informações e fotos da UFAL