logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estudantes da Ufal vencem Maratona de Inovação com jogo de gerenciamento e regionalismo alagoano.

COMPARTILHE

Oliver Alves e Dante Azevedo, bolsistas do Centro de Inovação Edge ligado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conquistaram o primeiro lugar na ‘Maratona de Inovação: Games’ durante a sétima edição do Trakto Show, realizado na primeira semana de agosto no Centro de Convenções em Maceió. O jogo vencedor foi o ‘Kekokada’, um jogo de entretenimento que foca em negócios e na cultura alagoana.

A competição, promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), premiou as seis equipes que desenvolveram jogos digitais inovadores nas áreas de Educação e Entretenimento. Cada equipe, composta por 3 a 5 pessoas, teve 54 horas para desenvolver seus jogos, contando com a ajuda de mentores especializados, palestras, brainstorming, acompanhamentos e avaliações.

Oliver Alves, estudante do 8° período de Design da Ufal, liderou uma equipe de cinco pessoas, que dedicaram cerca de 45 horas ao desenvolvimento do ‘Kekokada’. O jogo, que combina elementos de gerenciamento de negócios com a cultura alagoana, foi resultado de um processo de trabalho que começou com um brainstorming para responder à pergunta de como transmitir a ideia de gerenciamento para jovens. Com a utilização de ferramentas de design, a equipe moldou o jogo, incorporando regionalismo alagoano e pixel art em sua estética atrativa.

O ‘Kekokada’ conta com uma representatividade feminina através da personagem ‘Bruxinha Keko’, uma criadora de cocadas mágicas. O jogador assume o papel de gerenciar esse negócio, captando recursos, matéria-prima, preparando as cocadas e vendendo-as em uma feira. Para Oliver, a vitória na competição foi gratificante e resultado da organização, divisão de tarefas e utilização eficiente de ferramentas de design pela equipe.

O coordenador geral do Liinc, Hérmani Magalhães, enfatizou a importância da ‘Maratona de Inovação’ para o ecossistema de inovação em Alagoas, ressaltando a capacidade de desenvolver soluções inovadoras em um curto espaço de tempo com engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A competição não apenas impulsiona a criatividade e o talento local, mas também fortalece a conexão entre academia e setor produtivo no estado.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade