A Universidade Federal de Alagoas deu início à eleição para escolha dos novos representantes dos servidores técnicos e docentes nos conselhos superiores da instituição, o Consuni e o Cura, respectivamente. O processo democrático teve início na quarta-feira e seguirá até sexta-feira, às 19h, sendo exclusivamente realizado por meio eletrônico, utilizando o e-mail institucional e sendo gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
Podem participar da votação os servidores ativos que fazem parte do quadro permanente da Ufal, incluindo aqueles cedidos, em férias ou em outra licença admitida por lei. No total, são 17 chapas de docentes e 19 de técnicos, cada uma composta por um titular e um vice. Serão eleitos oito representantes de cada categoria para o Consuni e um para o Cura.
Durante os três dias de votação, o sistema do NTI enviará mensagens constantes aos e-mails institucionais dos servidores, independentemente de já terem exercido seu voto. É importante ressaltar que, embora a cédula permita múltiplas votações, somente a última será validada pelo sistema, como explicou Thais Simões, da Secretaria dos Órgãos Superiores e membro da Comissão Eleitoral.
Os eleitos cumprirão um mandato de dois anos nos conselhos superiores da Ufal, durante o biênio 2024-2026. Dessa forma, a comunidade acadêmica tem a oportunidade de eleger seus representantes e participar ativamente da gestão e tomada de decisões na universidade. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem acessar o site da Ufal ou entrar em contato por e-mail através do endereço disponibilizado.
Com informações e fotos da UFAL