No dia 7 de agosto, às 16h, o projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário apresentará o filme “Rio, Negro”, uma obra de Fernando Souza e Gabriel Barbosa lançada em 2023. O documentário tem como foco a história do Rio de Janeiro sob a perspectiva das experiências do povo negro e será exibido no auditório do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), localizado no Campus A.C. Simões.
De acordo com Pedro Silva, estudante de Geografia e agente mobilizador pelo Estado de Alagoas do projeto, o Cinema em Movimento – Circuito Universitário consiste em uma seleção de filmes produzidos pela MPC Filmes. Nesta edição, serão exibidos cinco filmes com temáticas diversas e relevantes para a sociedade. Além disso, haverá a presença de debatedores como Anderson Almeida, professor do Programa de Pós-graduação em História da Ufal, e Jônatas Menezes, secretário geral da comissão de promoção da igualdade racial da OAB-AL.
As sessões serão realizadas de maneira gratuita no Campus A.C. Simões, sendo necessária apenas a presença no local, na data e horário estipulados. Não é preciso fazer inscrição prévia, mas os participantes terão direito a um certificado de horas mediante o preenchimento da lista de presença durante a sessão.
A Petrobras é a patrocinadora da Mostra, que também conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Em breve, serão divulgadas as próximas exibições, que incluem os filmes “Olha Pra Elas” (2020), “Para Onde Voam as Feiticeiras” (2024), “Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ” (2022) e “Vozes Negras” (2019).
Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil @pedroo.henriq.
Com informações e fotos da UFAL