logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Curso de extensão em Artes Circenses busca formar palhaços autênticos com espetáculos memoráveis.

COMPARTILHE

O curso de extensão “Histórias do Circo Alagoano: conhecer, fazer e divulgar” tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática e teórica nas Artes Circenses, com foco na vertente do Palhaço/Clown e Palhaçada/Palhaçaria. Sob a orientação do professor Ivanildo Piccoli, as aulas são realizadas todas as terças-feiras, das 19h às 22h, na sala de corpo 2 do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de desenvolver a criação individual de palhaços, bem como suas cenas e esquetes individuais ou coletivas, incluindo performances, números, entradas e espetáculos. O professor Piccoli destaca que ao final do curso, os alunos apresentarão números artísticos, cenas curtas e espetáculos baseados no repertório estudado.

A abordagem do curso também inclui o estudo de pesquisadores renomados como Mario Fernando Bolognesi e Tristan Rémy, além do contato com palhaços brasileiros e, em particular, os alagoanos. O grupo de pesquisa e extensão Brincantuar, dedicado às Artes Circenses, Pedagogia das Máscaras e Palhaçaria, serve como base para as atividades desenvolvidas no curso.

Além das aulas, o grupo ALona realizará apresentações quinzenais de suas habilidades no “Palco Aberto”, para a comunidade. Essas apresentações podem ocorrer na Rua Fechada aos domingos na Ponta Verde, bem como em comunidades carentes, grotas, ONGs, escolas e outros espaços a serem definidos.

Para mais informações sobre o curso e as atividades do grupo, os interessados podem acessar os perfis do Instagram @brincantuar e @ivanildopiccoli. O curso está previsto para encerrar em 3 de dezembro e promete proporcionar uma imersão enriquecedora no universo das Artes Circenses e do Palhaço/Clown.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade