logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Congresso Internacional de Linguística de Libras da Ufal celebra 10 anos com o Internellis.

COMPARTILHE

O curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está completando dez anos e para celebrar essa data importante, estará realizando o Congresso Internacional de Estudo em Linguística de Línguas de Sinais, conhecido como Internellis. Este evento tem como objetivo contribuir para o avanço dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais em todo o mundo.

Segundo o coordenador do Internellis, Humberto Meira, as pesquisas relacionadas às Libras são essenciais para fortalecer a língua no Brasil. Através deste congresso internacional, haverá a oportunidade de discutir a gramática, o léxico, a cultura surda e as relações entre Libras e outras línguas, promovendo assim o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais do Brasil e de outros países.

Os participantes poderão submeter seus trabalhos para possível publicação em revista acadêmica Qualis A3 e terão acesso a uma variedade de atividades durante o evento, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de setembro na Ufal e na Uninassau de Maceió, campus Farol. Além disso, palestras, minicursos, debates, simpósios temáticos e mesas redondas farão parte da programação. Para se inscrever e obter mais informações, interessados devem acessar o site do evento.

O evento também marcará a celebração do Surday, Dia Nacional do Surdo, que ocorre em 26 de setembro e foi instituído em homenagem ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), primeira escola de surdos do país. A fim de promover integração e diversão, haverá a primeira edição do Surday, uma balada comemorativa que acontecerá um dia antes, em 25 de setembro, na Boate Rex, Jaraguá, a partir das 20h30.

Destaque na programação do Internellis é a presença de renomados pesquisadores, como o professor David Quinto-Pozos da Universidade do Texas em Austin, e a professora Mariane Stumpf da Universidade Federal de Santa Catarina, conhecida por suas pesquisas sobre a escrita de línguas de sinais. A presença de Pâmela Pernis, da Universidade de Colônia-Alemanha, e do professor titular da Ufal, Alexandre Melo, também enriquecerão o evento com seus conhecimentos. Mais informações sobre os palestrantes podem ser encontradas no site do Internellis.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade