logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Conferência online discute resistência democrática contra a ditadura em evento imperdível.

COMPARTILHE

No próximo dia 26 de setembro, às 19h, acontecerá a conferência intitulada Resistência Democrática: “Ódio e Nojo à Ditadura”, que terá como palestrante a professora Helena Esser dos Reis, da Universidade Federal de Goiás (UFG/CNPq). O evento será transmitido simultaneamente pelo YouTube.

Esta conferência faz parte do Seminário “Autoritarismo e Liberdade”, promovido pelo Grupo de Estudos em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Alagoas (GEFP/Ufal), que teve início em março de 2024 e tem como objetivo principal abordar questões relacionadas à ditadura civil-militar brasileira, que perdurou por 21 anos, de 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart, até 15 de março de 1985, com o fim do governo do General João Figueiredo.

Os organizadores destacam a importância de lembrar esse período sombrio da história do Brasil, não apenas como um exercício de memória, mas sim como uma forma de enfrentamento e resistência contra quaisquer formas de opressão presentes em nossa sociedade atual. É necessário reavaliar constantemente o caminho trilhado e fortalecer a luta em busca da construção e manutenção da democracia.

Durante a palestra, serão exploradas as ideias de pensadores como Jean-Jacques Rousseau e Alexis de Tocqueville, que concebem a democracia como um sistema político e social fundamentado na igualdade e na liberdade, porém também expõem suas fragilidades e vulnerabilidades diante de ameaças constantes. Sendo assim, a discussão se concentrará em estratégias de resistência e proteção da democracia diante dos desafios atuais.

Não é requerida inscrição prévia para participar da conferência que, além disso, irá fornecer certificados de participação aos ouvintes que assinarem a lista de presença durante a transmissão ao vivo. Para mais informações, basta acessar o perfil @gefp_ufal nas redes sociais.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade