A coordenadora Acadêmica Nacional do Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), Tatiane Balliano, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi uma das participantes do lançamento da primeira turma do Profnit ponto focal no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), evento que teve lugar no dia 9 de agosto, em São José dos Campos, São Paulo.
Durante o evento, Tatiane Balliano integrou a mesa de debate sobre Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil, ao lado de Carlos Longato, coordenador da CJU/SJC; Sueli Custódio, coordenadora do Profnit/ITA; e Henrique Langenegger, vice-presidente da Embraer.
A primeira turma do ponto focal ITA preencheu todas as 12 vagas disponíveis, e o lançamento foi realizado através de mesas de discussão. Na abertura do evento estiveram presentes Gesil Amarante, presidente do Fortec; Maurício Medeiros, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; Guilherme Lorenzi, reitor do ITA; Júlio Shirada, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab); e David Alcoforado, vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
Outro momento de destaque foi a mesa de discussão sobre “Ambientes de Inovação e suas Interações Sistêmicas”, que contou com a participação de David Alcoforado, vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; Jeferson Cheriegate, presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (Sinaer/DCTA); e mediação de Jefferson Gomes e Emílio Matsuo.
Os organizadores do evento destacaram a importância de unir o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia com professores e colaboradores do ITA, afirmando que a inovação é um processo sistêmico que se concretiza por meio de parcerias multidisciplinares e complementares, como a Rede Profnit/Fortec.
Para mais informações sobre o Profnit/Fortec, acesse o site oficial em profnit.org.br.
Com informações e fotos da UFAL