logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Censo escolar do RS prorroga prazo de envio de dados devido a enchentes.

COMPARTILHE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o prazo para envio de dados do censo escolar no Rio Grande do Sul até o dia 31 de agosto. Essa medida excepcional foi tomada em virtude das enchentes e da situação de calamidade pública que atingiram o estado em maio.

O censo escolar é uma importante pesquisa estatística da educação básica, realizada em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, englobando todas as escolas públicas e privadas do país. A coleta de dados deve ser feita online ou por migração de dados, no Sistema Educacens.

Mesmo com a prorrogação, vale destacar que os dados obtidos terão como base a realidade escolar da última quarta-feira do mês de maio. Esse levantamento abrange todas as etapas e modalidades da educação básica, como ensino regular, educação especial, EJA e educação profissional e tecnológica.

Os indicadores coletados permitem acompanhar o desenvolvimento da educação brasileira e a efetividade das políticas públicas educacionais. Além disso, as estatísticas do censo escolar são essenciais para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de avaliações realizadas pelo Inep.

Parte desses indicadores também é utilizada para monitorar e cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, o censo escolar é fundamental para compreender a realidade educacional do país, avaliar a eficácia das políticas públicas e direcionar investimentos na educação. Uma ferramenta crucial para o planejamento e a tomada de decisões na área da educação.

Com informações da EBC
Fotos:

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade