Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá pela 15ª vez o Encontro Nacional de História, com o tema “História presente, futuro ancestral: Povos indígenas em retomada”. O evento destaca o papel fundamental dos povos indígenas nas relações sociais e políticas com o Estado brasileiro e a sociedade não-indígena ao longo da história do Brasil.
De acordo com os organizadores, apesar dos avanços políticos, jurídicos e científicos, ainda existem práticas racistas que impedem a legitimidade das reivindicações dos povos indígenas pelo direito ao território e à autodeterminação, elementos essenciais para a sua sobrevivência física e sociocultural.
A programação do evento contará com rodas de conversa, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e lançamento de livros. Além disso, haverá atividades culturais, de acolhimento e autocuidado. Os debates serão conduzidos por intelectuais indígenas de diferentes povos e regiões, que utilizam os espaços das universidades para lutar por seus direitos e promover projetos políticos que valorizem a vida.
Um dos destaques do evento será o minicurso sobre pesquisa científica intitulado “Os momentos e as fases da pesquisa”, que será ministrado pelos pesquisadores Rafael Vieira e Maria Viviane Romão no dia 8 de outubro. O curso abordará as nuances das etapas da pesquisa, os processos decisórios, as escolhas envolvidas na construção do trabalho e as diferentes seções do fazer acadêmico.
Além disso, durante o evento, será possível fazer o lançamento de livros. Os interessados em submeter propostas podem preencher o formulário disponível no site até 31 de agosto. O lançamento dos livros ocorrerá no dia 9 de outubro, às 17h, dando a oportunidade para os autores apresentarem suas obras ao público e realizarem a venda.
A programação completa do Encontro Nacional de História já está disponível no site do evento para inscrições e mais informações.
Com informações e fotos da UFAL