A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), um encontro para discutir experiências exitosas e os desafios enfrentados pelos profissionais de psicologia. O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, teve como objetivo debater sobre a organização, regulamentação e a importância dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população em um momento de aumento do adoecimento mental na sociedade.
O encontro contou com a participação de psicólogos da rede municipal de saúde, que compartilharam suas experiências e discutiram sobre a reorganização do quadro de atuação e os desafios enfrentados nos atendimentos na Atenção Primária, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros segmentos responsáveis pelo cuidado da saúde mental e emocional da população.
Dentre os temas discutidos, destacam-se as boas práticas de saúde mental no território, estratégias para os psicólogos atuarem na Atenção Básica, a atuação do psicólogo na saúde do trabalhador e o acolhimento psicológico nos CAPS. A troca de experiências entre os profissionais possibilitou a identificação de práticas exitosas e a busca por soluções para os desafios enfrentados no dia a dia.
Berto Gonçalo, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD (Álcool e Outras Drogas) Everaldo Moreira, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do trabalho coletivo e o cuidado com a saúde mental da população. Segundo ele, “essa troca de experiências nos fez perceber que o trabalho coletivo fortalece o cuidado com a saúde mental da população”.
Além dos profissionais da rede municipal de saúde, o encontro contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP), que destacaram a importância da iniciativa para a valorização dos profissionais e a orientação e fiscalização da prática dos psicólogos.
Lidiane Guedes, representante do CRP, ressaltou que a proximidade entre o conselho e os profissionais de psicologia é fundamental para orientar e motivar as práticas e serviços oferecidos. Ela pontuou que “essa proximidade é importante tanto para quem presta o serviço, quanto para quem recebe, no caso a população”.
O encontro também contou com a participação de Larissa Paes, psicóloga da Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, que compartilhou estratégias para os psicólogos na Atenção Básica e discutiu sobre o planejamento de ações que visem ampliar os cuidados com a saúde mental para profissionais e usuários.
Essa iniciativa da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió busca fortalecer o trabalho dos profissionais de psicologia, promovendo o debate e a troca de experiências para aprimorar os serviços oferecidos à população. A valorização dos profissionais e o cuidado com a saúde mental são fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população maceioense.