logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Adote um Idoso Promove Encontro de Gerações e Celebra Memórias no Lar São Vicente

COMPARTILHE

Na tarde desta terça-feira, o Lar São Vicente de Paulo se transformará em um espaço de afeto, aprendizado e conexão intergeracional com a abertura da nona edição do projeto “Adote um Idoso”. Idealizado pelo Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), essa iniciativa é uma extensão da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, sob a gestão da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A ação conta ainda com a colaboração do Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

O objetivo central do projeto é estreitar laços entre jovens estudantes da rede pública e idosos que residem no lar, criando um espaço de troca rica em experiências vividas. Essa aproximação busca não apenas fomentar vínculos afetivos, mas também promover a empatia através da escuta ativa e do respeito mútuo. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, “Este projeto é como um abraço no tempo, que liga aqueles que já trilharam longas jornadas com aqueles que ainda têm muito para viver”. Sua fala remete à importância de se valorizar as narrativas e vivências dos mais velhos.

Durante o evento, os participantes poderão apreciar uma programação diversificada, que inclui apresentações da Banda do Lar, além do coral Grupo Educanto. Contações de histórias, conduzidas por Tia Miroca e Márcia de Assis, prometem encantar os presentes. Mira Dantas, supervisora da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, destaca que essa iniciativa reflete o papel essencial da leitura e da escuta como ferramentas de conexão entre diferentes universos.

“Adotar um idoso significa também memorizar uma história rica e significativa que não deve se perder no tempo. Os estudantes saem transformados, enquanto os idosos sentem-se valorizados e vistos, e isso é a essência desse projeto. Ele vai além da simples entrega de livros, proporciona presença, afeto e humanidade”, enfatizou Dantas.

Assim, o projeto “Adote um Idoso” se consolida como uma experiência que transcende a simples interação, criando momentos de aprendizado e afeto que beneficiarão todas as partes envolvidas.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade