A perita criminal aposentada Milena Maria Testa foi uma das homenageadas da 8ª edição do prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas, em um evento realizado no auditório da Biblioteca Graciliano Ramos. Com uma carreira dedicada à arte da escrita e ao trabalho crucial na segurança pública do Estado, Milena possui três livros publicados de diversos gêneros literários, incluindo um em formato de cordel, uma expressão tradicional nordestina.
Nascida em Alagoas, Milena sempre teve paixão pela escrita, sendo alfabetizada pela mãe e descobrindo seu talento aos oito anos de idade. Formada em arquitetura e direito, com seis pós-graduações, incluindo uma em Letras, a perita dedicou sua vida à produção literária, alternando-a com o trabalho na área criminalística. No entanto, atualmente, Milena se dedica exclusivamente à escrita, após aposentadoria.
A perita geral Rosana Coutinho, amiga de longa data de Milena desde que ingressaram juntas na Polícia Científica em 2002, prestigiou a premiação e ressaltou a importância do reconhecimento para as escritoras alagoanas, em especial para a colega. A trajetória de Milena na literatura foi marcada por diversas premiações ao longo dos anos, destacando seu talento e contribuições para a cena literária do estado.
Durante o evento, Milena expressou sua gratidão pelo reconhecimento e enfatizou que sua paixão pela escrita sempre esteve presente, mesmo durante os anos em que atuava como perita. Sua dedicação e talento evidenciam a importância de valorizar as mulheres que contribuem para a produção cultural e intelectual de Alagoas e para a literatura como um todo. A premiação serve como um marco na carreira da escritora e reitera seu compromisso com a arte de contar histórias e expressar-se por meio das palavras.
Com informações e fotos da Secult/AL