logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Leitura e música emocionam pacientes no HU durante a VII Jornada Cultural.

COMPARTILHE

No próximo dia 23 de abril, o Hospital Universitário, localizado na Cidade Universitária, em Maceió, será palco da sétima edição da Jornada Cultural, uma iniciativa de literoterapia promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). O evento tem como principal objetivo proporcionar momentos de acolhimento, afeto e leveza aos pacientes hospitalizados, utilizando a literatura como uma ferramenta de cuidado emocional e humanização.

A parceria entre a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, por meio do Comitê Proler Alagoas, e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) possibilita a realização dessa Jornada Cultural, que conta com diversos artistas e educadores voluntários. Esses profissionais se unem a cada edição para levar cultura e esperança aos pacientes, mostrando o poder transformador que a arte possui em tocar os corações e aliviar as dores.

“A cultura tem a capacidade de transformar vidas, de trazer alívio para a alma. A Jornada Cultural é uma das ações mais sensíveis que realizamos, pois demonstra como a arte pode ser um verdadeiro remédio para o espírito. O Governo está levando dignidade, carinho e literatura para dentro do ambiente hospitalar”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

A programação especial do evento incluirá apresentações de contadores de histórias e performances artísticas. Participações confirmadas de artistas como Chaluppe e seus bonecos, Anne Cerqueira, Fátima Maia, Tia Miroca, Márcia de Assis, Marcinha Câmara, Meire Deise, além dos Anjos da HUPPA e do Laboratório de Violino da Ufal. A coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, ressalta o valor simbólico e emocional do projeto, enfatizando que levar livros e histórias para dentro do hospital vai além de uma ação cultural, sendo um gesto de cuidado, escuta e empatia. A Jornada Cultural é construída com amor e dedicação por todos os envolvidos, que acreditam no poder curativo da leitura.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade