O Grêmio Recreativo Gaviões da Pajuçara, uma das nove escolas de samba alagoanas contempladas com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult), está se preparando para desfilar na avenida no dia 8 de março. O investimento de R$ 270 mil, dividido entre as nove agremiações, representa um apoio significativo para que possam levar toda a energia, tradição e alegria do povo alagoano para o Carnaval.
Cada escola de samba recebeu R$ 30 mil, incluindo Leões de Jaraguá, Arco-Íris, Jangadeiros, Grêmio Recreativo Unidos do Poço, Imperatriz, Grêmio Recreativo Girassol, Grêmio Recreativo Gaviões da Pajuçara, Grêmio Recreativo 13 de Maio e Dona Zezé. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância desse incentivo para fortalecer a cultura e a economia criativa no estado, garantindo que as escolas de samba possam brilhar na avenida e proporcionar oportunidades para diversos profissionais envolvidos, como costureiros, músicos e artesãos.
A Superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secult, Perolina Lyra, enfatizou o impacto positivo das escolas de samba na cultura de Alagoas, destacando que vão além da economia criativa, gerando empregos e movimentando o setor cultural. Além disso, essas agremiações são fundamentais para a valorização das raízes africanas e a resistência das manifestações populares locais. O apoio do governo é um reconhecimento do papel transformador das escolas de samba, que mantêm vivas as tradições e fortalecem a identidade cultural do estado.
Os desfiles das escolas de samba estão marcados para os dias 7 e 8 de março de 2025, na Orla da Ponta Verde, em Maceió, a partir das 19h. Será uma celebração da cultura e da arte popular, onde as agremiações mostrarão todo seu talento e dedicação para encantar o público presente. Através desse investimento e apoio do governo, o Carnaval em Alagoas promete ser um verdadeiro espetáculo de cores, ritmo e tradição.
Com informações e fotos da Secult/AL